AxPré – Pré-anestésico em nuvem: informações do paciente sempre à mão, com segurança e protocolos mais recentes

Dr. Giorgio Pretto, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina, no 7º AnestEdu, em 2017

Nem sempre é simples conduzir a avaliação pré-anestésica da forma correta, por questões de espaço, custos, tempo, etc. Para facilitar a resolução desses percalços foi desenvolvida a AxPré, plataforma na nuvem em que os próprios pacientes podem dar início ao pré-anestésico

Um dos temas do 8º AnestEdu, tanto no simpósio quanto no workshop, é “Quarta Revolução Industrial: Anestesia disruptiva e o anestesista exponencial: registro digital do pré-anestésico (AxPré) e do registro anestésico (AxReg) em centro cirúrgico”. Muitos já conhecem o AxReg e o AxPré, um aplicativo da Anestech Innovation Rising e a plataforma em nuvem da Nuntius Data Expert, que serão demonstrados pelos CEOs de ambas as empresas no 8º AnestEdu. Neste post, trataremos do AxPré e, no próximo, do AxReg.

A plataforma AxPré foi desenvolvida pela Nuntius Data Expert e seu CEO e fundador, o Dr. Giorgio Pretto, que é presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina e corresponsável pelo CET SAJ-SBA-MEC, e será um dos palestrantes do Simpósio de Inovação de Gestão em Anestesiologia: Soluções para a Segurança do Paciente com Resultados para as Organizações de Saúde, no dia 12 de maio, a partir das 8h, com a fala “Registro Digital do Pré-anestésico (AxPré): Maior Impacto na Segurança do Paciente”.

O Dr. Giorgio Pretto explica que o AxPré, é claro, não elimina a consulta pré-anestésica presencial, mas proporciona uma série de soluções (veja abaixo: 14 vantagens do AxPré) que promovem agilidade não apenas ao trabalho do médico anestesista, mas para o cirurgião e outros profissionais envolvidos e também para o paciente, promovendo ainda segurança nos procedimentos. A plataforma, que funciona como um site, além de reunir informações importantes para a cirurgia, armazena informações, pelo tempo necessário, para uso dos médicos e pesquisas científicas. Tudo isso com o sigilo e a segurança de informação semelhantes aos de um internet banking. “O AxPré permite, por exemplo, que o anestesista envie a liberação anestésica ao cirurgião via e-mail, whatsapp, SMS, etc., desde que o cirurgião também esteja cadastrado e solicite formalmente esse envio”, conta o Dr. Giorgio Pretto.

14 vantagens do AxPré:

  1. É uma solução de gestão de anestesia que auxilia a garantir a segurança do paciente e a otimização de recursos.
  2. Não elimina a necessidade da consulta pré-anestésica presencial, mas a agiliza.
  3. Armazena as informações na nuvem com a mesma segurança e privacidade de um internet banking.
  4. Oferece relatórios sobre cada paciente, em tempo real.
  5. É muito simples e fácil de usar.
  6. Indica os protocolos mais recentes e apropriados para cada paciente, emitindo, por exemplo, as orientações de jejum.
  7. Os dados médicos ficam armazenados pelo tempo necessário, sempre à mão.
  8. Emite documentos necessários e importantes, como liberação anestésica, relatório de anestesia, prescrição médica para o hospital ou para a residência e atestado médico, entre outros.
  9. O médico anestesista pode enviar a liberação anestésica ao cirurgião via e-mail, whatsapp, SMS, etc., desde que o cirurgião também esteja cadastrado na plataforma e solicite formalmente o envio. Uma vez cadastrados, esses envios se tornam automáticos.
  10. Economiza papel e espaço físico, o que contribui para a sustentabilidade ambiental e economia de custos.
  11. Poupa tempo ao eliminar a necessidade da repetição de informações a cada atendimento e procedimento.
  12. Não depende da instalação de nenhum software ou programa, pois é armazenado na nuvem da internet.
  13. O paciente (ou responsável, em caso de criança ou de incapacidade) tem mais chances de recordar e buscar informações, como nomes e doses de medicamentos, datas de procedimentos anteriores e outras informações de seu histórico médico, pois pode preencher o questionário onde e quando quiser, podendo acessá-lo novamente a qualquer momento para incluir qualquer informação.
  14. Facilita a pesquisa científica e o gerenciamento de informações, pois capta dados médicos de forma inédita e que possibilita descobertas sobre os reais e principais problemas de saúde dos pacientes, para tomada de decisões individualizadas e por subgrupos.